domingo, 24 de agosto de 2014

Üsküdar, na parte asiática de Istambul

Porto de Beşiktaş,  na parte européia, de onde sai o barco para Üsküdar

Porto de Üsküdar, já na margem asiática

Üsküdar foi fundada no século VII a.C., e fica localizada na margem oposta de Beşiktaş, Beyoğlu e Eminönü. Daqui temos a vista asiática do Palácio de Topkapı, Santa Sofia e Mesquita Azul, além da Torre de Gálata e Ortaköy. Hoje abriga mais de meio milhão de habitantes, que cruzam diariamente o Bósforo num percurso de aproximadamente 20 minutos entre as margens européia e asiática. Um dos cartões postais dessa cidade é a Torre de Leandro (Kız Kulesi em turco, significando Torre da Donzela). Da água temos a oportunidade de ver os grandes monumentos de Istambul tanto da parte asiática quanto da européia (Avrupa, é como se diz Europa em turco). O dia estava super quente e eu me bronzeei com as horrorosas marcas da camiseta e rasteirinha que estava usando. A travessia é pontuada por gigantescas gaivotas, que não somente pegam carona no teto do barco, mas também dão um show de rasantes. 


O ano da tomada de Constantinopla (hoje, Istambul) pelos Otomanos
Torre de Gálata
Torre de Leandro ao fundo

Torre de Leandro com Aya Sofia e Mesquita Azul



As margens do Bósforo possuem degraus que são cobertos de carpete e almofadas, ao invés de banquinhos ou cadeiras. Aqui as pessoas se reúnem para apreciar a vista tomando uma bebida, jogando algum jogo de tabuleiro (super tradicional) ou fumando um cigarrinho (podem reparar o número absurdo de cinzeiros espalhados pelos degraus; os turcos fumam como chaminés).

Noivos sendo fotografados à beira do Bósforo

Fonte: Wikipedia


Uma das lendas turcas mais populares conta que um sultão tinha uma filha que adorava. Um dia , um oráculo profetizou que ela seria morta por uma cobra venenosa no seu 18º aniversário. Num esforço para evitar a perda prematura da filha, o sultão colocou-a longe da terra, para que ficasse longe de cobras, para o que mandou construir a torre, onde a visitava frequentemente. No 18º aniversário da princesa, o sultão levou um cesto de frutos exóticos como presente. Assim que a princesa se aproximou do cesto, foi mordida por uma áspide que se tinha escondido entre as frutas. A princesa acabou por morrer nos braços do seu desgostoso pai, que assim viu concretizada a profecia. Supostamente o nome de Torre da Donzela tem origem nesta lenda.

O nome mais clássico de Torre de Leandro tem origem noutra história que também inclui uma donzela: o mito grego de Hero e Leandro. Hero era uma jovem sacertodisa de Afrodite e Leandro era um jovem  da cidade do outro lado do estreito, que se apaixonou por Hero. Todas as noites Leandro atravessava o estreito a nado para se encontrar com a sua amada. Para o guiar no escuro, Hero acendia uma lanterna, que colocava no topo da torre onde vivia. No inverno, numa noite de tempestade, as ondas arremessaram Leandro ao mar e o vento apagou a lanterna de Hero. Sem nada que o orientasse, Leandro perdeu-se no mar e acabou afogando-se. Desesperada pela morte de Leandro, Hero atirou-se da torre.






Balé de gaivotas
Topkapı Palace
Aya Sofia

Mesquita de Ortaköy









Máquina automática para carregar o cartão de transporte, válido para ônibus, metrô e embarcações
Porto de Üsküdar, voltando para a parte européia




Gaivotas pegando carona no teto do barco



3 comentários:

  1. Nossa, cinzeiro é um troço tão do século passado que eu achei que eram pratinhos de petiscos. :-)
    Crica

    ResponderExcluir
  2. Ficaram ótimas as fotos, em particular a dos seus cabelos ao vento e das gaivotas, do passarinho também no centro dos fios.

    ResponderExcluir
  3. Não se foge de profecias (deveria saber o sultão)- Max

    ResponderExcluir