domingo, 3 de agosto de 2014

Istambul: Mesquita Nova, ou Yeni Camii



Pela primeira vez nesses quatro anos que vim a Istambul, tive a oportunidade de ficar o tempo que quis dentro de uma mesquita, durante o servico religioso. Hoje, na Mesquita Nova (ou Yeni Camii), localizada em Eminönü, as margens do Bosforo e dominando toda a regiao, tive essa felicidade. Sempre que eu tentei fui colocada pra fora, pois a regra e que o turista saia assim que o Ezan toca. E ainda tem o agravante que mulheres ficam separadas dos homens, numa area cercada de trelica. Mas hoje nessa mesquita, eles permitiram os turistas contanto que respeitassem um limite imposto, e ficassem sentados. E muito bonito ouvir as suras, ou capitulos do Alcorao, mesmo nao entendendo nada. E sao recitados em arabe. Os muculmanos se ajoelham, encostam a cabeca no chao, ficam de pe. Todos curvados de frente para o Mihrab, que e o nicho aberto na parede de toda mesquita, que aponta a direcao de Meca.  





Esse homem me chamou muito a atencao, pelo turbante e a manto vinho. Tinha certeza de ser bem velho, e quase cai de costas quando ele se virou. Lindo como um anjo, barba longa e loira, olhos azuis e pele muito clara. Nao imagino de onde ele possa ser; na saida o vi com sua esposa, totalmente coberta de preto da cabeca aos pes a moda arabe.
Porque na mesquita nao se entra calcado, eles dao um saquinho de plastico para guardarmos os sapatos




Essa área fechada de treliça é onde as mulheres ficam na mesquita, separadas dos homens
Antes da reza, a ablucao, ritual de limpeza pela agua







Elas vendem alpiste para os pombos




3 comentários:

  1. Pergunta cretina: como elas fazem pra que os pombos simplesmente não façam uma ação conjunta e ataquem o alpiste? Tem plástico nos pratinhos? :-)
    Ah, esses azulejos..... <3 <3 <3
    Crica

    ResponderExcluir
  2. você ficou o tempo todo na mesquita, acompanhou os rituais também? mamis

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir