quinta-feira, 17 de julho de 2014

Sultanahmet




Sem dúvida, Sultanahmet é o bairro mais turístico de Istambul, pela concentração de monumentos históricos.   Aqui estão localizados, entre outros,  a Mesquita Azul (1609/1616), com seus seis imponentes minaretes. Quando o Sultão ordenou que essa mesquita fosse construída com tantos minaretes, foi criticado,  porque somente a mesquita de Meca ostentava tal número. Para resolver a questão, ele ordenou que um sétimo minarete fosse adicionado à  mesquita árabe. 


De frente a Mesquita Azul, encontra-se a Santa Sofia (532/537). Poucos lugares no mundo presenciaram  metade da história que esse lugar que tem a forma de um disco voador avermelhado presenciou. De catedral ortodoxa foi transformada em romana, e posteriormente a uma mesquita após a tomada de Constantinopla. Hoje em dia abriga um museu, e seu interior é impressionante. Por ser verão, há muitos turistas, e a entrada estava congestionada, assim como todas as entradas para as grandes atrações da cidade. 


Porque nada acontece por acaso, no momento que eu pisei na praça de Sultanahmet, o Ezan começou a tocar. Não existe local mais lindo para ouvi-lo, pois as duas mesquitas "duelam" entre si  revezando os versos do Alcorão. Foi como minha mensagem particular de boas vindas. 







Tram

Minha passagem por aqui hoje foi muito rápida, que até me esqueci de entrar na Mesquita Azul, de tão focada. Vim com o propósito de registrar o meu celular. Primeiramente retornei a Taksim para comprar e instalar o chip turco. Mas depois disso, me orientaram a fazer o registro policial, do contrário, o celular não funciona. Fui de funicular até Sultanahmet, porque me lembrei que ali existe uma delegacia de atendimento ao Turista. O policial me informou sobre a delegacia mais próxima, e eu me dirigi a duas delegacias, mas foi em vão, porque não encontrei ninguém que falasse inglês. Percebi que meu esforço seria totalmente infrutífero quando me vi sentada na sala de tirar passaportes. Isso depois de várias gesticulações negando que havia sido roubada (eles entenderam que eu queria dar queixa). Sob o sol de 40o, andando como um cão  Voltei   derrotada, mas com a filosofia de  Scarlett  O'hara - "Irei para casa e pensarei em alguma forma de tê-lo de volta (funcionando). Afinal, amanhã é um outro dia!"


 E como o espetáculo não pode parar, segui em direção ao Grand Bazaar! Mas também foi somente uma visitinha rápida, não parei em nenhuma banca e nem respondi nenhum cumprimento de vendedor. Passei direto pelos corredores, entrando por um portão totalmente diferente dessa vez (acredito que o número 19, geralmente eu entro pelo portão 5, quando subo por Sultanahmet. Mas como dessa vez estava vindo pelas delegacias da vida, me compliquei. Andei por algum tempo procurando o corredor das echarpes do ano passado, mas não o encontrei.

Coluna de Constantino (324-327) também conhecida como Coluna Queimada,  por ter sido queimada num incêndio em 1779. Tem altura de 35 metros
Diz-se que a orbe da estátua continha um fragmento da Vera Cruz. Na base da coluna se localizava o santuário que continha relíquias das cruzes dos dois ladrões que foram crucificados com Jesus no calvário, a cesta do milagre dos pães e um frasco de azeite do alabastro de Maria Madalena que presumivelmente foi usado por ela para lavar os pés a Jesus, o machado com o qual Noé construiu a arca e uma estátua de madeira de Atena proveniente de Troia (fonte: Wikipedia). 

Essa senhorinha estava no mesmo local o ano passado, alimentando os pombos.
Çemberlitaş Hamamı (1584), um dos banhos turcos mais famosos (as duas cúpulas cinza)
Legenda  bárbarus em aberto
Passando totalmente sem saber - e por acaso -  pelas ruas de Cihangir, completamente perdida, tentando chegar a Taksim

Estação equipada com mesinha, água e ração para os gatos


Vendedor de rosas, preparando buquezinhos rodeado por bichanos. Ele me ofereceu as brancas, mas estavam tão murchinhas que, mesmo com toda boa vontade do mundo, eu agradeci
Finalmente, Taksim! Engraxate dando um trato nos sapatos do turista, com seu equipamento dourado

3 comentários:

  1. belo passeio.a d. dos pombos esta la. abraços da mamis

    ResponderExcluir
  2. Uai... mas essa localização do Amedros eu não to reconhecendo... Eu lembro de um lugar mais amplo... Mas vc vai voltar lá, né? Assuntar sobre Bárbarus.. :-)
    Queria um vendedor de rosinhas assim, na porta do meu prédio. :-)
    Crica

    ResponderExcluir
  3. Pois é, parece que virou um complexo .. Deixei a legenda em aberto; pq queria ver ser vc estava ligada ;) Eu arrependi muito de não ter comprado o buquezinho branco que ele me ofereceu :(

    ResponderExcluir