quinta-feira, 24 de julho de 2014

Istambul Emirgan Park

Localização exata do parque, na esquina das duas ruas das plaquinhas vermelhas. As setas indicam as diferentes sessões do parque, que são identificadas por nomes de cores (pembe não signica "pemba", e sim cor de rosa. Sarı é amarelo e beyaz branco. 

Literalmente a caminho do Emirgan Park, pois fui a pé, caminhando como um cão sem dono, por umas 2 horas sob um sol escaldante de 40oC. Hoje não me cobri, hoje chutei o balde e fui de short e havaiana (os incomodados que olhem para o outro lado). O parque  fica de frente para o Bósforo. Eu já visitei muitos parques, em muitos países diferentes, mas em toda minha vida, nunca vi um parque tão encantador como esse. Ele é muito delicado e cheio de detalhes; a maneira caprichosa com que foi planejado, que é uma surpresa agradável após a outra. O forte do Emirgan são as tulipas, que florescem em abril. Aliás,  ao contrário do que se pensa, as tulipas não são originárias da Holanda - mas sim da Turquia, sendo a tulipa otomana um símbolo nacional. 

Eu entrei erroneamente nesse espaço, que é apenas um play ground mixuruquinho. Por alguns segundos imaginei que minha longa caminhada havia sido uma total perda de tempo. Até que desconfiei da minha mancada, e de fininho, saí dessa área gradeada e dobrei a direita, seguindo as plaquinhas com as cores.  Tóim.
Lale = tulipas, que são o carro forte do parque
As lixeiras são pintadas em motivos florais

 

Um lagocom água e cisnes feitos de flores


As bordas do jardm douradas em formato de tulipas


Fiquei esperando por uma alma viva para tirar minha foto em frente a esse painel. Não apareceu ninguém. Era quarta feira e o parque estava praticamente vazio.

As pedras do calçamento em motivo de tulipas otomanas


Decoração na árvore. Deve ser linda iluminada.

Revoada de borboletas na árvore mais árvore pintada de vermelho
Destaque para a árvore em vermelho, trabalhada em tulipas estilizadas



Essa escultura de tulipa moderna fica no meio do lago
Que tem uma cachoeira  


Lixeirinhas em formato de tulipas coloridas
A lua e estrela, símbolo da Turquia, presente em um dos jardins



6 comentários:

  1. Por que vc teve a ideia de visitar esse parque? Ele é famoso ou muito indicado?
    Crica

    ResponderExcluir
  2. É famoso pelas tulipas. Indicação do Ayhan.

    ResponderExcluir
  3. Espetacular. Sem palavras.

    ResponderExcluir
  4. Ficamos sabendo ontem que bem próximo de Guarapari tem uma plantação de "Copos de Leite". Também deve ser lindo. Quem sabe ano que bem incluimos este passeio né?

    ResponderExcluir
  5. muito lindo.Valeu a caminhada

    ResponderExcluir
  6. o comentario foi de mamios.

    ResponderExcluir